top of page

Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz

Atualizado: 10 de abr. de 2023

Em 19 de agosto de 2013, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 6 de abril o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz, por meio da Resolução A/67/L.77.


Em Gondwana F&C, vemos a possibilidade de repensar o papel do esporte na vida das pessoas e comunidades, e os direitos que garantem o cumprimento da Constituição, leis e Tratados Internacionais suscritos por Brasil.


Para dialogar sobre as relações e intersecções entre o esporte, educação, direitos humanos e cultura, convidamos um time escalado por Alessandra Ambrogi Moura, Advogada, Mestranda em Direitos Humanos, Sócia do AAM Advogados; Gabriel Maia Salgado, Jornalista, Coordenador de Educação no Instituto Alana e Thom Freitas, Educador e Supervisor de Projetos da Fundação EPROCAD.

O jogo foi facilitado pela dupla Gondwana F&C, Mônica e Seba.



Foi uma troca de passes incrível, leve e interdisciplinar. Aprendemos e relacionamos temas que as vezes parecem que não conversam, mas sim. Elas precisam inclusive estar mais perto do que nunca para fazer a diferença, empoderar pessoas que tenham consciencia de seus direitos e usar o esporte para promover uma educação criativa, inclusiva, resiliente e multicultural.


O conteúdo é recomendável para pessoas envolvidas com temas da educação, direito de brincar, esporte comunitario e principalmente crianças e adolescentes que tenham interesse em participar nos espaços que escolheram.


Em 1 minuto, de cada vídeo, separamos alguns trechos das pessoas que participaram da live.


Alessandra explica o empoderamento de direitos:


Gabriel fala das crianças e adolescentes como sujeitos de direitos: https://youtube.com/clip/UgkxAHYOg6XdNTBpO9IT81Mh8YbBaeg9D5KS


Thom fala como na prática o esporte pode ser repensado:


Foi um dia cheio de aprendizados e relações que contribuem ao desenvolvimento integral da pessoa humana.


Queremos agradecer a Alessandra, Thom e Gabriel por ter participado desse jogo educativo, cheio de aprendizagens para toda a comunidade.

Até o fechamento desta notícia, também queremos dizer as 60 pessoas que tem assistido e participado da conversa... Muito obrigado!


Se você conhece alguém para nos indicar, ou alguma temática que seja de seu interesse, pode escrever nos comentários. #Bora formar uma comunidade!


Se quiser assistir o bate-papo completo,clique aqui. E também não esqueça de curtir, comentar e compartilhar nosso trabalho caso tenha gostado.


Para saber mais sobre o projeto Gondwana F&C, acompanhe as redes sociais: Instagram: https://www.instagram.com/gondwana.fc/

Youtube: https://www.youtube.com/@gondwanafc Muito obrigado, até a proxima!!



28 visualizações0 comentário
bottom of page